E tudo comecou assim:
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Nossa luta serah sempre para :
Garantir a aplicação dos Direitos das Mulheres, quer estes sejam civis, políticos, econômicos, sociais ou culturais, direitos previstos em nossa Constituição.
Buscar a igualdade, respeitadas e valorizadas as diferenças próprias a cada ser. Igualdade esta, que é o compartilhamento das ações entre mulheres e homens.
Contribuir para uma sociedade melhor onde as pessoas, independente de sexo, cor, religião ou quaisquer outras diferenças, vivam com dignidade e respeito.
Agregar forças para que juntas possamos contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, onde a mulher assuma seu papel de cidadã e elevar o grau de desenvolvimento de nossa cidade, que é medido pelo grau de bem estar de nossa população, pelo respeito aos direitos e pelo respeito à dignidade da pessoa humana.
muito tem ainda a ser feito. Há um longo passo até o reconhecimento e exercício dos direitos da mulher enquanto direitos humanos e, como tais, vantajosos para a sociedade como um todo.
Em algumas áreas, parece haver um uso do 8 de março em detrimento da qualidade de vida da própria mulher. Muitas empresas limitam a comemoração do Dia Internacional da Mulher à oferta de mimos, como flores e bombons, às funcionárias. O exercício do direito a creches, a locais para amamentação e a acesso a cargos de chefia, entre outros, não são nem ao menos mencionados. Isso sem falar no direito de homens e mulheres ao acesso a um trabalho que lhes permita sustentar a si mesmos e às suas famílias.
Vamos todos nos unir para a construção de uma "sociedade justa e igualitária, em que todos, cidadãos e cidadãs, usufruam dos mesmos direitos e deveres".
O Homem e A Mulher
O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter , no crânio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.