Thursday, January 01, 2009

Reveillon na sala de emergencia

Well people, cah estou eu parecendo literalmente um zumbi! em pleno reveillon eu e o Frank em uma sala de emergencia do hospital com o Gabi.
Simmm....o Gabi nos deu um susto tremendo na virada do ano, estavamos quietos em casa, assitindo TV, o Gabi acordou e eu fui dar de mamar no peito para ele. Apos ele terminar, uns 10 minutos depois, ele comecou a se sufocar, tentar engolir a saliva e nao conseguia, e ai comecou a tossir ao mesmo tempo e com o peito cheio, como se tivesse com uma pneumonia e/ou bronquite atacada. E juntamente com tudo isso comecou a sair uma espuminha da boca dele.
Fomos para o hospital, na emergencia fizeram RX, escutaram coracao, avaliaram ele e disseram que nao era nada e mandaram nos chorarmos na cama que eh lugar quente, sim...pq quando chegamos no hospital o atendimetno demorou tanto que o Gabi melhorou e nos eh que ficamos com cara de palhacos.
Chegamos no hospital 1:30 da matina e saimos as 4 da manha, eu e o Frank parecemos zumbis, nao estamso dormindo nada, 3 horas cada um de vez em quando ainda.
pois bem, hoje cedo (dia primeiro do ano) as 9:30 da matina aconteceu a mesma coisa, e ai nos dois pareciamos doidos, nao sabiamos para onde correr, uma vez que o hospital vai nos mandar a conta de no minimo 500 dolares soh por um atendimento onde nao se identificou nada. Pq aqui eh assim...ou vc vai e diagnosticam alguma coisa e o convenio cobre ou se nao diagnosticarem nada, voce acaba morrendo do coracao pelas cobrancas absurdas.

Anyway...O Frank segurou o Gabi nos bracos e mandou eu filmar para poder mostrar para o medico, pode??? imagine seu filho passando mal e voce ter que filmar p mostrar p os medicos para eles acreditarem que a crianca nao estah bem, affffff
(messas horas eh que nos lembramos que apesar da medicina no Brasil ser considerada uma bosta, nos enxergamos que apesar de tudo ainda o atendimento eh melhor do que aqui)
Por ser feriado nao teriamos como falar com o pediatra do Gabi, entao tivemos que controlar nosso nervoso, nos acalmar e acalmar o Gabi, somente amanha (sexta-feira) eh que iremos ver o medico dele e ver o que estah acontecendo, pq o Gabi passou o dia inteirinho nesse sufoco, com tosse, o peito parece q estah com bronquite, a respiracao cansada e as vezes saindo espuminha da boca.
Passamos o dia inteiro com ele nos bracos, na posicao vertical, com medo dele perder a respiracao novamente.
Eu por acaso me lembrei que meus sobrinhos tiveram Refluxo Gastrico Esofagico e resolvi ler e vi que o Gabi estah com tds os sintomas, mas ao mesmo tempo parece ser bronquite, entao somente o medico mesmo para nos ajudar.
Nao consegui nem sentir meus peitos enxerem hoje, de tanto cansaco, falta de dormir e nervoso.

O Frank foi trabalhar e eu sai para comprar uma cadeirinha de balanco para o Gabi, para ver se me ajuda a descansar os bracos, sei que nao devo tomar cafeina, mas tomei uma xicara de Decaf (Cafeh descafeinado, ou seja 10% de cafeina), tomei um copo de Pepsi e eh isso que estah me mantendo ateh agora, que jah sao 9:30 da noite sem dormir, o Gabi tem coxilos de 5 minutos e acorda sufocado, tossindo e eu nao fecho os olhos com medo dele se sufocar como ontem.

Entao quem tiver uma ideia para me ajudar eu agradeco, queria saber se alguem sabe mais afundo sobre Refluxo Gastrico, porque eu acho que um RX normal de torax nao vai identificar isso, pelo que estive lendo precisa-se de uma Cintilografia, e para convencer os medicos aqui disso??
Um detalhe eh que estou dando de mamar no peito e formula, eu por minha conta troquei a formula dele, pq achei uma para fussines e gas, e essa formula foi um milagre pq o Gabi tah conseguindo fazer coco sem precisar usar nenhum remedio, entao serah que estah com alergia disso??
Tomara que o pediatra dele nos deh uma luz e o Gabi volte a ficar bem, tadinho, ele nem chora, soh faz barulho bem baixinho :(

Isso foi o que encontrei num blog:


Refluxo Gastro-Esofágico (RGE) – também chamado de refluxo ácido, queimação (azia), e indigestão ácida – é uma dolorosa condição médica em que o conteúdo ácido do estômago é regurgitado de volta para o esôfago. Normalmente durante a deglutição, o alimento é conduzido para baixo, pelo longo e musculoso tubo chamado de esôfago. Os músculos das paredes do esôfago se contraem de cima para baixo empurrando o alimento na direção do estômago. Uma vez que a deglutição tenha terminado e toda a comida já tenha entrado no estômago, uma faixa circular de músculo chamada baixo esfíncter esofágico, onde o esôfago se liga ao estômago, se contrai e age como uma porta que se fecha para impedir a regurgitação ou o REFLUXO do conteúdo ingerido e dos ácidos estomacais de volta para o esôfago. Se, em vez de se fechar, o esfíncter continua aberto, os ácidos estomacais voltam ao esôfago e irritam, ou "queimam", o delicado revestimento do esôfago, causando dor. O grau de dor que um bebê pode ter depende da severidade do refluxo. Se apenas parte do conteúdo estomacal volta ao esôfago, o bebê pode se sentir mal, mas não golfar ou vomitar. Se o refluxo é severo, o bebê pode golfar um pouco, ou muito. Às vezes o conteúdo estomacal regurgitado pode ir para a parte de trás da garganta causando dor de garganta, sufocamento, engasgos, tosse, desgaste do esmalte dentário e pode até ser aspirado para os pulmões, causando infecções respiratórias, falta de ar e asma - como sintomas.

Geralmente os bebês associam alimento com conforto, entretanto o bebê com refluxo pode associar a alimentação com a dor e se recusar a comer ou ser amamentado, e conseqüentemente ter baixo ganho de peso. Ou, por conta do leite materno ou fórmula neutralizarem os ácidos estomacais, o bebê pode querer ser "amamentado constantemente". Como a gravidade mantém o conteúdo estomacal na parte de baixo e, por isso, diminui o refluxo, os bebês freqüentemente se sentem mais confortáveis quando na posição vertical, mas gritam de dor quando são colocados deitados para dormir.
O Refluxo Gastro-Esofágico não afeta só os bebês, ele machuca também os pais, que podem ser levados erradamente a acreditar que seus bebês choram muito porque são "crianças nervosas" ou alguma coisa está errada com sua forma cuidar deles, o que não é verdade. Refluxo não diagnosticado e não tratado quase sempre resulta em "família machucada".

5 comments:

Elis said...

Amiga,que susto,hein?Imagino a demora e tb o seu coracao imaginando o pior acontecer com seu filho,ne?Mas,tudo ha de dar certo,eu tenho certeza!
Ah,Sanfra,vc nao tem o livro que acompanha o " What to expect when you are expecting"?Eu comprei e ele veio com o "The first year" e eu tenho lido tudinho pois explica mes a mes o q deve acontecer com os nossos babies.No comeco eu achava q era enganacao e tal,mas depois vi q tudo dava certinho.
Bom,melhoras por ai e keep us posted!

dácio jaegger said...

Sandrinha querida, espero que Gabi esteja melhor ou curado.
Você falou que os problemas do menino começaram uns dez minutos a partir do término da mamada no peito. Fiquei pensando se após mamar você o manteve no colo, na vertical para que ele arrotasse até esvaziar o estômago. Quando não se faz isto o estômago fica cheio de ar que é deglutido junto com o leite; isto aumenta a pressão no estômago que impede a saída do leite pelo piloro (para o duodeno); provoca a compressão do diafragma que diminui a capacidade de inspiração dos pulmões. Começa a faltar ar e a criança fica agoniada. A espuminha é porque ela não consegue engolir a saliva que começa a sobrar.
Ao ser examinada depois que o problema acaba nenhum sinal aparece.
* O quadro que você revela em que ele passou o dia parecendo estar com bronquite, a respiração cansada com espuminha, me parece ser uma bronquite química causada pela aspiração do conteúdo estomacal. Coisa que deu e passou porque o organismo vai diluindo a acidez do que chegou até as cordas vocais e a traquéia, possivelmente brônquios. Não é bronquite alérgica e sim uma bronquite reacional, repito, causada por aspiração de pequena quantidade de suco gástrico de mistura com o leite. Procedimento: após acabar de mamar manter o bebê em pezinho, no colo para que ele arrote até parar. Só de pois disto deitá-lo na cama com o colchãozinho
levemente inclinado no todo num ângulo de uns 10 graus. Entenda que não é dobrar a cabeça e sim manter o corpo todo um pouco inclinado para a cabeça. Não deixe de amamentar para não seca r o leite. Bjs

Luci Lacey said...

Oi Sandrinha

Espero que o Gabriel, esteja bem e vc tambem, depois do susto.

Te enviei um email, espero que tenha recebido.

Beijinhos e estimo que tudo de certo.

Adriana said...

Ola, cheguei aqui e vi sobre o problema de refluxo. Meu filho Gabriel hoje com 17 anos teve refluxo, que somente foi descoberto depois dele ter uma pneumonia com 4 meses e sem febre. O pediatra que o acompanhava estava em um Congresso, fazendo cursos no exterior (nesta epoca eu vivia no Brasil) e cansei de correr com ele nas urgencias e diziam que eu tinha muito leite, que ele engasgava com o meu leite, como sempre trabalhei na area medica e nesta epoca trabalhava no laboratorio da Maternidade de Campinas, nao sosseguei, principalmente com o meu pequeno de 4 meses se sufocando sempre, descobriram o refluxo atraves da cintilografia, a dele era pequena e foi tratada sem cirurgia, simplismente com um medicamento que tomou ate completar um ano e comprovar que ja estava 100%. Tinha que comer (mamar) de cada 40 min. para nao vomitar e assim foi ate fazer um ano. Tenta amamenta-lo mais vezes ao dia e com intervalos menores, ja veras que ele não teras os sintomas de sufoco. Desejo de coração que o Gabriel se recupere rapido.Um abraço carinhoso cheio de energias positivas deste lado frio do oceano (Espanha)

bibi move said...

nossa sandra- que susto!
realmente os médicos são sempre cruéis.
eu também passei por ter de fazer raiox do tom, mas não foi essa tortura que descrevestes nnao. Claro que ele chorou, mas deitaram ele numa caminha e eu fiquei junto, toda coberta com proteção, mas segurando ele. (também imobilizaram com essa cinta)
Nós fomos pra emergência na noite de natal, por conta de uma febre incessante, mas o atendimento foi curiosamente bem eficiente, apesar da conta dolorosa (agora é esperar o convênio reembolsar)...
Eu acho que vc. deve ver mesmo sobre a possibilidade de refluxo- eu não entendo sobre isso mas tá com jeito.
boa sorte.