Sunday, October 15, 2006

TERREMOTO: A experiencia que nao gostei!!!!

O Serviço Geológico dos EUA considera que um terremoto como o de hoje entra na categoria de "forte", mas neste caso não há risco que possa provocar um tsunami no Pacífico.
Até o momento, não houve a confirmação de nenhuma vítima fatal por causa do tremor, mas foram registrados grandes danos materiais e de infra-estruturas, assim como alguns feridos levemente, de acordo com a televisão local "KITV".


Image Hosted by ImageShack.us

Relatorio de domingo as 7:40pm:

Estamos com racionamento de agua e muitos lugares ainda sem eletricidade, alguns aeroportos estao fechados e muitos comercios nao abrirao ateh quarta-feira. Devido a falta de energia, os poucos comercios que abriram estao um caos, porque as pessoas tem que pagar com dinheiro e as filas sao enormes.
Aqui eles dizem que nao ira acontecer um Tsunami, mas depois desse tremor estamos em estado de alerta, por causa da grande onda que eh formada no oceano apos um tremor desses.

Relatorio de domingo as 5:00pm
:

Tivemos um Terremoto aqui no Hawaii, outro na Indonesia e no Sri Lankan tiveram Tsunami.

Estamos bem, tivemos 4 ou 5 tremores hoje, mas somente o das 7:07 da manha eh que chacoalhou feio aqui, pela manha ouve muitos bombeiros e ambulancias pelas ruas. Tambem avioes da forca aerea sobrevoando o oceano para saber a situacao de um possivel Tsunami, mas gracas a Deus tudo estah quieto agora. A energia jah voltou e todos estao curtindo a praia normalmente.

Eu tinha acabado de levantar, olhei no relogio 7:05 e entrei no banheiro, dois minutos depois ouvi um barulho feito trovao e senti a casa tremendo degar e depois comecou a chacoalhar e as coisas comecarem a cair, sai correndo para o quarto do Rapha e arranquei ele da cama, corri para a sala onde tava o Frank segurando a luminaria da cozinha que tinha se esfarelado no chao, nos agarramos e corremos para ficar embaixo do batente da porta do quarto e ficamos quietos, apos 30 segundos ou mais o tremor e o barulho parou, depois de 10 minutos tivemos novamente outro tremor, um pouco mais fraco, pegamos o carro e fomos para a casa de uma amiga, ficamos lah ateh a 1 da tarde, lah tivemos mais 2 tremores mas soh que bem mais fracos e por 2 ou 3 segundos. Jah parou e nao tivemos mais nada.

Estou me sentindo como se tivesse tido um pesadelo, as batatas das minhas pernas ainda tremem, estou com muita dor de cabeca na nuca e qualquer coisinha eu jah acho que tah balancando a casa, uando entro no banheiro me vem tudo a cabeca novamente e eu ainda estou com o barulho do trovao na minha cabeca, a sensacao eh horrorosa, a unica coisa que me confortou foi que o Rapha e o Frank estavam em casa, rezo para que isso nao aconteca novamente e eu esteja sozinha em casa ou longe deles dois.

A experiencia foi forte demais, estou com a minha cabeca esquisita, meus nervos ainda pulam, mas tudo estah bem, o sol brilhando lah fora, e tudo em paz aqui em casa. Gracas a Deus as pessoas sao solidarias e umas se unem com as outras p ajudarem uns aos outros.
Mas sinto minhas pernas tremendo ainda, acho que vou levar um bom tempo para esquecer essa sensacao q ainda sinto.
O Rapha se diverte se jogando no chao e dizendo que foi muito emocionante, mas acredito que ele nao gostaria que se repetisse novamente, hehehehe

Os supermercados e restaurantes estao fechados e se abriu algum ficou lotado porque muitas familias correram para comprar comida.

Image Hosted by ImageShack.us

Tentamos sair para comer, pq ficamos sem eletricidade e como aqui tudo eh eletrico nao dava para cozinhar, mas rodamos e acabamos voltando para casa, pq nao tinha nada aberto.
Jah colocamos as coisas no lugar, nao tivemos prejuizo.
Uma ideia do tremor foi que o monitor do computador que estava na escrivaninha veio parar na cadeira, algumas prateleiras os pregos sairam da parede.

Me senti dentro de uma caixa de fosforo sendo chacoalhada, e em panico pq o sistema de alarme de incendio disparou aqui em casa, sem energia nao tinhamos como saber noticias sobre o tsunami, entramos no carro e subimos montanha acima, para casa de uma amiga e ficamos lah ateh tudo se acalmar.

Resumindo a missa: O panico ficou encubado em mim, e agora tenho medo ateh de ir ao banheiro, amanha vou para a Escola com o Frank para nao ficar sozinha em casa, porque se acontecer de novo, pelo menos nao estarei sozinha.

HAWAII NEWS

O tremor bate às 7h07 no tempo local, o noroeste norte de 10 milhas de Kailua Kona, uma cidade na costa do Oeste da Grande Ilha, disse dom Blakeman, um geophysicist no Centro de Informação sobre Terremoto Nacional, a parte da Pesquisa Geológica de Estados Unidos.
Blakeman disse que não houve nenhum risco de um tsunami por todo o Oceano Pacífico, mas houve uma possibilidade da atividade de onda significante no Havaí.
O Centro de Tsunami Pacífico informou uma magnitude preliminar de 6.5, enquanto a Pesquisa Geológica de Estados Unidos deu uma magnitude preliminar de 6.6. O terremoto foi seguido por vários abalos secundários fortes, inclusive um medir de uma magnitude de 5.8, a Pesquisa
Geológica disse.
"Balançávamo-nos e rolávamos," disse Anne LaVasseur, que esteve no segundo andar de uma casa de dois andares, enquadrada por madeira no distrito oriental de Nova Yorque da Grande Ilha quando o terremoto bateu. "Fui bastante assustado. Balançávamos para a frente e para trás, como King Kong empurrando sua casa para a frente e para trás."
O tremor causou perdas por vazamento de poder comuns, e a comunicação telefônica foi
possível, mas difícil. Ao meio-dia no domingo, o poder foi restaurado a Hilo na Grande Ilha e começava a ser restaurado a Maui, disse Chuck Anthony, um orador do Havaí Guarda Nacional. Os funcionários não tiveram uma estimativa firme de quanta gente ficou sem energia.
Na Ilha de Havaí, também conhecida como a Grande Ilha, houve algum dano em Kailua-Kona e deslizamento de terras ao longo de uma estrada principal, disse Gerard Fryer, um geophysicist no Centro de Tsunami Pacífico.
O Hospital de Comunidade de Kona no lado ocidental da Grande Ilha era evacuado depois que os tetos caíram e a anergia foi cortada, segundo uma oradora de hospital.
Ordena em Kona eram pedidos guardar a gente perto de hotéis, o Grande Prefeito de Ilha Harry Kim disse a estação de televisão KITV. Pediu-se que barcos de cruzeiro guardassem turistas a bordo, e pediu-se que barcos que estiveram devidos de juntar turistas mudassem à sua seguinte posição, ele disse.
Os tubos de água explodiram durante o terremoto em Aston Kona pelo Mar, um condomínio de 86 unidades ordenam, criando uma cachoeira dramática abaixo a frente do hotel do quarto andar, disse Kenneth Piper, que dirige a escrivaninha dianteira.
O terremoto Havaiano último isto forte bateu há mais de 20 anos. A magnitude 6.7 causou o dano de propriedade pesado na Ilha de Havaí e caiu rastos em um vulcão em Vulcões Havaianos Parque Nacional no dia 16 de novembro de 1983.


Hawaii News

0 comments: